Fundado em 5 de Março de 1978
Estávamos na década de 70/80, após a revolução do 25 de abril de 1974.
Os jovens da freguesia de Cardosas, sentiram a necessidade de formarem, uma coletividade, em que houvesse vertentes desportivas, recreativa e cultural. Um grupo de pessoas percorreram a freguesia, auscultando a população, sobre o interesse da mesma.
Perante o grande interesse manifestado pelas pessoas, um grupo de fregueses, encabeçado por Libério Gomes Vieira, Carlos Campos Silva, António João Gama Anágua, José António Reis Silva, José Gil Henriques dos Reis, entre outros, com o apoio da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal e da Comissão de Festas, iniciaram o processo da constituição de uma coletividade, para o qual arrendaram o nº3 da Rua do Moinho e nele fizeram algumas obras de beneficiação, e o espaço abriu ao público no dia 1 de janeiro de 1978. Começaram a angariar sócios e os mesmos foram convocados para a Assembleia Geral de sócios no dia 5 de março de 1978. Nesse dia foi aprovado os estatutos e eleitos os primeiros corpos gerentes. Ficando essa data oficial da fundação da Coletividade. Além dos 5 sócios fundadores mencionados no início, os corpos gerentes ficaram constituídos do seguinte modo:
Direção
Presidente Libério Gomes Vieira
Vice-Presidente Carlos Campos Silva
Tesoureiro António João Gama Anágua
1º Secretário José Gil Henriques Reis
2º Secretário José António Reis Silva
Vogal Manuel Carvalho Amorim
Vogal Carlos Lopes Amadeu
Conselho Fiscal
Presidente António Duarte Rucha
Secretário Joaquim José Reis Silva
Relator Prudêncio do Vale
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente Rogério Quintino Silva Correia
Vice-Presidente Jorge Manuel Carvalho Talixa
1º Secretário Alfredo Manuel Almeida Duarte Vale
2º Secretário José Manuel Botas
Libério Gomes Vieira, sócio nº1, foi o primeiro presidente da Direção, que se manteve no cargo durante 11 anos. Existia a comissão de Festas, que tinha sido formada em 1970, com o intuito de realizar as festas anuais em setembro. Essa comissão tinha um terreno, perto do moinho, em Cardosas. O Clube e a Comissão acordaram, em uma parte da sede seria construída nesse terreno, com a condição de ficar com uma sala para a Comissão de Festas, até aos dias de hoje lá se mantém. A segunda parte da construção, o restante terreno já foi adquirido com o dinheiro da coletividade. O bar funcionava todos os dias à noite e ao fim de semana à tarde também. A obra da atual sede iniciou-se em janeiro de 1981 e a primeira fase (atual cave) foi inaugurada, com o almoço da inauguração do edifício sede da Junta de Freguesia em setembro de 1985. Em 1989 foi inaugurada a segunda fase com a abertura do bar, onde hoje funciona o Centro Sénior, tendo sido encerrada nessa altura a anterior sede. Em 1989, o Presidente da Assembleia Geral deu posse ao 2º Presidente António Júlio Amadeu. Durante esses anos houve apoio do Governo de Lisboa, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e dos sócios com trabalho.
Muitas direções passaram ao longo dos anos com o intuito de criar melhores condições e ter melhores equipamentos.
Estamos em 2025, a sede está edificada, é composta por um salão com 500m2, a cave com igual dimensão, a parte social com 3 pisos. Neste momento o Clube, já é dono ilegítimo proprietário de um terreno confinante com a sede, com cerca de 2000m2, para eventos e que já se encontra devidamente marcado e vedado.
Assim é a história do CDRC de Cardosas, ao longo dos anos. A atual direção pretende continuar a dotar o Clube de mais e melhores equipamentos para a realização de mais eventos de qualidade.
Atividades desportivas:
- Todas as 4ªs feiras das 20h30 às 21h30: Zumba
- Todas as 6ªs feiras das 20h15 às 21h15: Ginástica